10.10.12

Cantus Quatro no Programa Sr Brasil, com Rolando Boldrin

Postado por Cleverson Natali

Quando enviei o material para a produção do programa Sr Brasil, não imaginei que seríamos chamados em tão pouco tempo. Por sinal, uma produção impecável desde o primeiro contato até o momento da nossa volta para Pouso Alegre.

Uma pitada de ansiedade contagiou o grupo no camarim, considerando que estaríamos com Rolando Boldrin, apresentador que todos os integrantes do grupo admiram. Também por participar de um programa com um valor cultural tão importante.

 




No palco, uma grande descontração na passagem de som, graças ao profissionalismo da produção, que nos deixou muito a vontade. Foi uma grande emoção subir ao palco do Programa Sr Brasil com o Cantus Quatro e o violonista Bruno Vinci e dividir com a plateia as nossas canções e histórias. O apresentador Rolando Boldrin, por sinal, super simpático e atencioso nos mínimos detalhes. Uma delícia estar ali ouvindo seus causos tão de perto, dividindo com ele aquele palco por onde já passaram tantos ícones da música popular brasileira e tantos tão admirados por nós.



Uma grande alegria também ver na plateia amigos que acompanham o trabalho do Cantus Quatro tão de perto.

Um momento muito especial que ficará registrado na trajetória do Cantus Quatro e que em breve será exibido na TV Cultura.

6.10.12

Carolina Correa, sobre o Show do Cantus Quatro no Projeto Santo de Casa

"...e a imensidão do som neste momento..."*


Cantus Quatro. Não por acaso seu símbolo é um trevo, meio cata-vento. Pois é um som que se harmoniza, se mescla depois se joga em todas as direções. Nos quatro cantos do espaço presente e nos quatro cantos do peito e da alma.

Cheguei a pouco da apresentação do grupo no projeto Santo de Casa, no Teatro Municipal de Pouso Alegre. É uma alegria muito grande prestigiar amigos queridos e talentosos. Coração se enche de alegria e prazer de poder terminar a noite acalentado por boa música.


A noite começou com as músicas do grupo. Então, uma surpresa: cada integrante teve seu momento de partilhar seu coração com o público ali presente. João Eugênio nos presenteou com seus versos de mineiro, trovador da lua, na canção de sua autoria “Luamar”. Rafael, meu querido Rafa, bobo eterno no meu coração, nos presenteou com “Outro Lugar” (de Elder Costa). Coração até dói de amor e lindeza!


Aí veio o momento pra arrebentar nossos corações: Micaela Bettamio lançou “... uma pedra no meio do caminho...”, deixando então a canção. “Itamarandiba”, que inevitavelmente me arranca lágrimas. “Rouxinol”, só de lembrar a música, a história, uma tarde melancólica onde pela primeira vez assisti “Ser Minas Tão Gerais”, e a Natália me contou a linda história que a gerou, as lágrimas incontroláveis vem inclusive agora, no construir desse texto. E “Travessia”. Que dói, não adianta. Que me lembra dessa estrada dolorida que tem sido esse tempo de volta a Pouso Alegre, de amor, lágrimas e saudades eternas.


Eis que eu, à flor da pele, fui só emoção derramada. Fernanda Brito trouxe “Rebento” (Gilberto Gil). “Substantivo abstrato” que rebentou a emoção em uma noite tão povoada de beleza e canção.


Canto, encanto, emoção aos quatro cantos. Cantus Quatro de emoção, lembranças e beleza. Pois entre causos do "caipira pira pora", Cleverson, a gente percebe (ao som de “Romaria”) que aquele momento disse de nossas histórias, amores e saudades. Que a vida é essa colcha de retalhos, tecida de histórias repletas de canção. Há pessoas queridas que deixaram saudades, há sonhos que não envelhecem, há a esperança de ser feliz. Como meninos e meninas, coração tão repleto dessas Minas Gerais cantadas lindamente por esse quarteto.


Obrigada meus queridos. Que suas canções se joguem aos quatro cantos, aos quatro ventos e espalhem por aí toda a beleza que é ser Minas Gerais.

Carolina Corrêa, 06 de outubro de 2012.

*Frase da canção “Rebento”, interpretada lindamente por Fernanda Brito, que ressoou o sentimento da noite.




Cantus Quatro no Projeto Santo de Casa

Postado por Cantus Quatro


Aconteceu ontem o show do Cantus Quatro pelo projeto Santo de Casa. 

O projeto teve início neste ano trazendo uma série de shows de artistas pousoalegrenses “jogando em casa”, ou seja, no Teatro Municipal de Pouso Alegre.

O “Santo de Casa” nasceu do desejo de três músicos  – Cleverson Natali, Wolf Borges e Jucilene Buosi - de produzir e promover a música sulmineira e os artistas que residem na cidade e fazem história pelo Brasil e exterior a partir daqui. “A grande maioria desses artistas tem a nossa cultura e tradições arraigadas em tudo o que produzem e isto precisa ser valorizado”, diz Jucilene Buosi, produtora do evento. “São artistas com um pé em Pouso Alegre e outro no mundo”, acrescenta Natali.

Passaram pelo palco do Santo de Casa os músicos Rafael Toledo e Elder Costa e Wolf Borges e Jucilene Buosi. Depois do Cantus Quatro, o grupo Imbuia encerra o projeto com show marcado para o dia 18 de outubro.

E provando que Santo de Casa também faz milagre, o Cantus Quatro fez um belo show, tendo como repertório as canções de seu primeiro CD, outras do cancioneiro popular e um momento reservado para obras do Clube da Esquina. Para formar a “cozinha”, o grupo contou com a participação os músicos e amigos Matheus Macedo (percussão), Ângelo Camargo (contrabaixo) e Bruno Vinci (violão sete cordas). A cenografia ficou por conta das designers Taciana Gontijo e Maristela Blank.