26.8.11

Histórias das Canções - Aldeia Mineira

Postado por Cleverson Natali

Aldeia Mineira é meio que uma continuação de Noitear. Pega um pouco o rastro das ideias que me fizeram criar Noitear.

Ela traz a questão do pensamento indo de encontro ao mar de ideias e possibilidades culturais que temos em Minas Gerais e o que esse encontro nos causa.


É na música, principalmente, que encontramos essa força mineira. Seja na música sacra (barroco mineiro), na poética e no encontro de estilos do Clube da Esquina, nas folias de reis e em todos os sons da nossa Minas Gerais.

Por isso o refrão diz:
É longe do mar
Que encontro a magia desse povo

Aldeia mineira a cantar
É longe do mar
Que encontro a alegria desse povo
Aldeia mineira a cantar


Aldeia Mineira (Cleverson Natali)


Brisa vem e sopra o pensamento para o mar de Minas
Buscando na noite o aconchego das montanhas
Atravessa o fio desse coração menino a navegar
Sempre sonhador

Seguindo os caminhos deste horizonte infinito
Vai acorrentando ao peito histórias e desejos
Tradições e poesia unindo mente e alma
Um olhar em paz
Uma voz no ar

É longe do mar
Que encontro a magia desse povo
Aldeia mineira a cantarÉ longe do mar
Que encontro a alegria desse povo
Aldeia mineira a cantar

Som que cala a alma e eterniza os puros sentimentos
Trazendo lembranças já perdidas na memória
Violando o tempo e as raízes de um passado distante e bom
Tempo sem igual


4 comentários:

Bruxingu disse...

Vcs já pararam prá pensar,o qtoa a música de vcs,pode transformar,causar,e "cutucar o coração das pessoas?Qdo falo em "cutucar"talvez queira dizer alcançar,e é muito sério essa coisa de "alcançar" o coração de outras pessoas,e vcs "atrevidos" se jogaram e (azar de vcs) alcançaram o meu coração.Um pobre coração sofrido,que achava que não se emocionaria com mais nada,um coração duro e sozinho!Aí eu vou lendo as letras das músicasde vcs e qdo vejo,ou melhor qdo sinto,esse meu coração qure tava sem jeito,até meio bobo,que não sabe nem se comportar direito,e que há muito tempo não tem ninguémprá dizer coisas bonitas ,começa a me incomodar,batendo forte,forte,toda vez que escuto uma música de vcs e aí(ah esse meu atrevido coração...)continua batendo forte,forte forte até fazer eu escrever esse monte de comentários(ia escrever bobagens,mas ele não deixou)portanto esses comentários não são meus...é tudo dele rs).
Não cabe dentro dele todas essas sensações.Logo de cara qdo vejo a letra de noitear por ex,e leio: "brisa vem e sopra o pensamento para o mar de minas", a minha razão diz: (mar de minas,que bobagem,minas não tem mar...)aí meu coração: -calma ! Lê dirreito!rsrsraí eu pego na mão dele eme jogo de novo....faço outra leitura ! Percebo então o i n f i n i t o de "NOITEAR",o infinito que cabe no coração do autor dessa letra,e fico imaginando o tamaaanho desse coração,deve ser maior que o mar!!!!,aí eu penso no infinito e vou cantando 1,2,3,4,5,6,7....aí cai a ficha infinito,infinito como a noite,infinito como "noitear"..não tem fim,rsrsrsaaaah é como o CANTUS QUATRO"não tem fim...simplesmente não tem fim!Eu dei sorte,conheci toda essa poesia(coração) Perdoa CANTUS QUATRO todo esse atrevimento! (razão).

Rafael Freitas disse...

Nossa, sem palavras pro comentário do Bruxingu!

É isso que nos motiva, né não gente???

Rafael Freitas disse...

♪ Quem toca toca o que não dá pra alcançar; quem toca alcança o que busca encontrar... ♫

Gabriel disse...

Conheci a banda de vocês através do site do Prêmio de música das Minas Gerais. A música Aldeia Mineira está nota dez. Parabéns!