26.9.11

Histórias das Canções: Pegadas e Lembranças

Postado por Cleverson Natali

A vida é repleta de momentos de muita felicidade e alegria, mas também de momentos de muita tristeza. Momentos que gostaríamos de nunca ter vivido.

Em nossas vidas encontramos pessoas que muito nos ensinam. Pessoas que nos fazem crescer, desenvolver o que é bom dentro de nós. Foi assim com o meu avô paterno, o meu “Vô João”. Ele sempre foi o “pilar” da minha família, a “viga mestra”, o “cara”.

De repente toda essa história bonita chega ao fim. O tal “cara” se foi.

Uma grande revolta me contaminou. No começo eu achava que tudo tinha chegado mesmo ao fim. Fiz uma música em homenagem a ele que mostrava toda a minha revolta com aquela perda.

Pouco tempo depois o Cantus Quatro parou. Sinceramente, eu achei que nunca mais fôssemos voltar. Comecei a estudar piano novamente e me envolvi com outras atividades musicais. Pra minha surpresa, dois anos se passaram e o Cantus Quatro resolveu voltar a existir.

Voltei a pegar o violão e retomei minhas canções. Entre os meus “pergaminhos musicais”, estavam composições que eu tinha deixado de lado, guardadas no baú. Entre essas composições estava a música que eu tinha feito para o meu avô.

Li, reli, pensei, refleti e concluí que não era nada daquilo. Eu havia feito um verdadeiro tratado sobre a revolta do ser. A letra falava do fim, mas isso não era verdade. O meu avô estava tão presente quanto antes nas minhas ações, nas minhas atitudes.

Resolvi mudar tudo: melodia, harmonia e letra. Busquei as lembranças que eu tinha de tudo que vivi ao lado dele. Refiz os caminhos, procurei as pegadas que ele deixou. Criei uma música que com certeza fala ao coração das pessoas que já sentiram o que eu senti e sinto.

Pegadas e Lembranças é a minha homenagem a ele e a todos aqueles que perderam pessoas importantíssimas em suas vidas.


Pegadas e Lembranças (Cleverson Natali)

Um pé descalço, um pé no chão
Correndo o tempo, girando um pião
Um coração menino a me contar
Sonhos, histórias que viveu
Saudade imensa nos olhos cresceu
Homem ou anjo, quem vai desvendar

Um soldado da paz
Me fazendo sorrir
Crescer, criar raízes onde mora o bem
Um poeta que traz
Versos, trovas e mais
Descansa a alma e o coração leva além

Um pé descalço, um pé sem chão
Uma ferida invade o coração
Uma lágrima a consolar
Olhar perdido em meio ao mar
Rumo incerto, certeza onde está
Tua voz eu não ouço mais

Tempestade a correr
Na alma, no ser
Febre queimando o corpo, luz a se perder
Pesadelo no ar
Tormenta no mar
Um barco no horizonte azul a se romper

Um pé descalço o chão buscou
Sem rumo certo, um caminho me dou
Tua falta sempre a machucar
Sigo pegadas por onde vou
Tantas lembranças, tudo o que restou
Tramas da vida quem vai suportar...



23.9.11

Últimas notícias: o projeto gráfico do CD Cantus Quatro

Postado por Rafael Freitas

Como já comentamos aqui, Guilherme Carrozza é o publicitário responsável pelo projeto gráfico do CD Cantus Quatro. E podemos garantir: o encarte ficou bonito demais, feito com muito cuidado e coerente com o trabalho do Cantus Quatro.

As fotos foram tiradas por Fabiano Cisticerco, na casa de Ivanise Andrade e Márcio Mineiro, ela arquiteta e ele músico, que tem, inclusive, uma participação especial em algumas faixas do nosso CD. A produção do figurino foi da Boutique N Store, de Pouso Alegre.

Um forte abraço de agradecimento do Cantus Quatro para esses nossos amigos!

Agora... Não podemos mostrar tudo aqui, pra não perder a graça! Mas uma pequena amostra, um pedacinho, só pra dar um gostinho, isso nós podemos! rs
Esperamos que gostem!

Abração!
Rafa





13.9.11

Histórias das Canções: Retalhos

Postado por João Eugênio

"Retalhos" é uma parceria minha com uma aluna de violão, a Bia Carrozza. Por isso, pedi que ela contasse um pouco sobre a história dessa música. O que fez com muita delicadeza e carinho, vejam:

"Foi bem curioso como surgiu essa música. Meu colégio fez um projeto para criarmos poemas sobre temas como respeito, esperança, solidariedade e alegria, que foi a base para "Retalhos". Bem, quando me foi proposto esse sentimento, não sabia ao certo o que falar, até porque, para mim, alegria era algo passageiro, momentâneo, e o que valia mesmo era a felicidade. Depois de algumas reflexões e uma conversa com o João Eugênio em uma quarta-feira, dia da minha aula de violão, chego a conclusão de que o que é a felicidade se não retalhos de alegria? Sendo assim, comecei a pensar em tudo aquilo que me causa alegria e, juntos, são capazes de acabar com qualquer tristeza. Uma semana depois, chego novamente ao João em minha aula, mas agora com o intuito de que ele achasse a melodia que, segundo minha professora, estava faltando e eu, particularmente, não a via. E, realmente, não poderia ter sido melhor: a melodia foi a costura perfeita para que as alegrias virassem felicidade."

Foi imediato! Acabei de ler o poema e já disse pra Bia: _ Eu já vi uma música aqui. Só acrescentei uma brincadeira, um jogo de versos e palavras no final da canção.

E esta é a história de "Retalhos". E pra conferir o resultado, é só acessar nosso MySpace clicando aqui!

Abraços,

João Eugênio


Retalhos (João Eugênio e Bia Carrozza)

Saio juntando pedaços, dando laços
Formando constelações de sons
Som que vem da alma e sai sem querer
Música sem melodia, sem verso
Demasiados sorrisos contagiantes
Aqueles sem fim, do nascer ao morrer

Saio dando laços, juntando pedaços
De alegrias nostálgicas
Repletos de felicidade
De um eterno viver

Corro desfazendo laços, separando pedaços
De uma profunda melancolia
Distribuo abraços com alegrias
De um último anoitecer

Canto...
Colorindo a noite
Contemplando versos
Desenhando vozes
Decifrando a vida

Contemplando a noite
Desenhando versos
Decifrando vozes
Colorindo a vida

Desenhando a noite
Decifrando versos
Colorindo vozes
Decifrando a vida

Decifrando a noite
Colorindo versos
Contemplando vozes
Desenhando a vida

1.9.11

Minas um canto e um conto

Postado por Cantus Quatro

Minas – Um canto e um conto é uma extensão do projeto Bares de Minas, que já existe há quatro anos, realizado por Cantus Quatro e Bruno Vinci. Seu principal objetivo é difundir a importância da cultura mineira no contexto histórico-musical brasileiro, visando o fortalecimento cultural da sociedade e a ampliação da política de valorização artístico-cultural pelas instituições e entidades de forma geral.
O Clube da Esquina é um movimento riquíssimo em influências. Nele encontramos traços da Cultura Negra, da Música Sacra, da Bossa-Nova, do Folclore Mineiro, da Música Latina, do Rock, do Jazz, entre outros. Com tantas influências, o Clube da Esquina se tornou um movimento de fácil aceitação, levando a bandeira da música mineira a todos os cantos do mundo. Além disso, o cenário político e social da época trazem a tona fatos relevantes ao preparo, principalmente no que diz respeito ao âmbito cultural, das novas gerações. Podemos citar a ditadura militar e o fortalecimento da indústria cultural no Brasil, entre outros fatores presentes nesse cenário que marcou a vida e as histórias dos membros do Clube da Esquina.

É embasado nestas questões que o projeto Bares de Minas acontece. Um tributo aos compositores e músicos do Clube da Esquina, trazendo ao público histórias e músicas que marcaram época, dentro de um cenário político-social repleto de fatos marcantes na história do Brasil.


Minas - Um canto e um conto será realizado no Teatro Inatel, dias 10 de setembro às 20h.