Mostrando postagens com marcador Cd Cantus Quatro. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cd Cantus Quatro. Mostrar todas as postagens

13.10.11

Fotos do Show de lançamento do CD Cantus Quatro

Postado por Cantus Quatro
Acabamos de receber as fotos do show de domingo!

O Teatro Municipal de Pouso Alegre estava cheio de amigos, familiares e admiradores do Cantus Quatro. A presença dos nossos convidados Claudio Nucci, Dri Gonçalves e Emílio Victtor encheu o teatro de graça e tornou o show ainda mais especial.

A banda, formada por músicos de altíssima qualidade e todos amigos do Cantus Quatro, também foi a responsável pelo sucesso do show: Bruno Vinci, Diovani Bustamante, Giuliano Tiburzio, Matheus Macêdo, Claudinho Mendonça, Márcio Mineiro, Nelson Saqueto e Alex. Valeu, amigos!

Confira algumas fotos!




Mais fotos, acesse aqui nosso facebook.

3.10.11

Show de lançamento do CD Cantus Quatro!

Postado por Cantus Quatro

Onde você encontrar este cartaz por aí, já sabe: é o show de lançamento do CD Cantus Quatro!

No próximo domingo, dia 9 de Outubro, às 20h, no Teatro Municipal de Pouso Alegre. Atenção para as participações mais que especiais de Claudio Nucci, Dri Gonçalves e Emílio Victtor.

Queremos agradecer também aos nossos parceiros Colégio Integral e Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre; ao nosso patrocinadores Poliflex Transporte e Comércio de Areia, Brita e Cia e à Showp's Pizzaria e ao apoio cultural de Gerana Orgânicos e Ótica Zero Grau.

Esperamos você!


23.9.11

Últimas notícias: o projeto gráfico do CD Cantus Quatro

Postado por Rafael Freitas

Como já comentamos aqui, Guilherme Carrozza é o publicitário responsável pelo projeto gráfico do CD Cantus Quatro. E podemos garantir: o encarte ficou bonito demais, feito com muito cuidado e coerente com o trabalho do Cantus Quatro.

As fotos foram tiradas por Fabiano Cisticerco, na casa de Ivanise Andrade e Márcio Mineiro, ela arquiteta e ele músico, que tem, inclusive, uma participação especial em algumas faixas do nosso CD. A produção do figurino foi da Boutique N Store, de Pouso Alegre.

Um forte abraço de agradecimento do Cantus Quatro para esses nossos amigos!

Agora... Não podemos mostrar tudo aqui, pra não perder a graça! Mas uma pequena amostra, um pedacinho, só pra dar um gostinho, isso nós podemos! rs
Esperamos que gostem!

Abração!
Rafa





6.4.11

Histórias das Canções - Serelepe

Postado por Cleverson Natali

Como havíamos comentado com alguns amigos e em nossas redes sociais, a partir de hoje vamos postar aqui as letras das músicas do nosso primeiro CD e suas histórias. Vamos começar com “Serelepe”.

O compositor do tema, o músico Euler Ferreira, fez parte da segunda formação do grupo Cantus Quatro. Na época, ele fez uma música em homenagem a seu filho Enrico e deu o nome de "Serelepe". Eu já era pai de dois meninos na época e fiquei encantado pelo tema. Perguntei ao grupo se eles topavam incluir a bela música no repertório. Todos toparam de imediato e fiz o arranjo para o quarteto vocal, que acabou se tornando uma das músicas que o grupo mais gosta de cantar até hoje.

Quando canto este tema, me lembro muito dos meus filhos e me sinto criança novamente!


Serelepe (Euler Ferreira)


Capacete, capa, apito, espada, cavalo de pau
Serelepe em disparada, corisco, trovão temporal
Capacete, capa, apito, espada, cavalo de pau
Serelepe em disparada, corisco, trovão temporal

Com um pinote ligeiro ele se aninha aos meus pés
Cavaleiro vivo e matreiro, passarinheiro ao revés
Chispa que o dia é pequeno pras brincadeiras que há
Bola, pipa, pique, maré, pião, bola de gude é pra já

Capacete, capa, apito, espada, cavalo de pau
Serelepe em disparada, corisco, trovão temporal
Capacete, capa, apito, espada, cavalo de pau
Serelepe em disparada, corisco, trovão temporal

Anda moleque me ensina tudo que eu desaprendi
Alegria, ingenuidade, harmonia que eu nunca vi
Eu sei que tu és do mundo, e sei que um dia vais voar
Mas por ora vem pros meus braços que eu quero te apertar

Ê!, serelepe chegou
Ê!, serelepe chegou, chegou, chegou, chegou
Ê!, serelepe chegou
Ê!, serelepe chegou, chegou, chegou, chegou, chegou

7.3.11

Cantus Quatro em Nova Friburgo

Sábado o Cantus Quatro chegou em Nova Friburgo para a gravação dos vocais do seu primeiro álbum.

As gravações estão sendo realizadas no estúdio no produtor do grupo, Cláudio Nucci, e seu sócio Giovanni Bizzotto.

Notícias e fotos aqui, no Twitter, e aqui, no Facebook do grupo.

3.3.11

De cara nova

Para o lançamento de seu primeiro álbum, o Cantus Quatro conta com a criatividade e a arte do publicitário pousoalegrense Guilherme Carrozza.

O primeiro passo da produção gráfica foi a criação do novo logotipo do grupo. Até então, o Cantus Quatro usava um logotipo que fora criado despretenciosamente, que lembrava um trevo de quatro folhas e simbolizava a união dos quatro membros do grupo e de suas vozes.

A versão nova criada por Guilherme é mais moderna, com traços mais firmes e precisos, mas sem perder a delicadeza que o trabalho do grupo apresenta.

Como nas quatro partes de um catavento ou nos quatro lados de um quadrado. Numa canção a quatro vozes.

Os quatro cantos do mundo onde cantam os quatro.

14.10.10

Segundo dia de gravação

Como foi programado na quarta à noite, o segundo dia de gravação começou com os violões das músicas “Serelepe”, de Euler Ferreira, “Noitear” e “Aldeia Mineira”, de Cleverson Natali e “Piuí”, de Wolf Borges e Elder Costa.

Giuliano Tiburzio chegou e gravou o baixo para algumas destas canções. Como teve de voltar para Pouso Alegre, Diovani gravou o mesmo instrumento nas outras faixas.

Também foram gravadas as percussões por Matheus e a faixa "Piuí" teve a participação de Claúdio Nucci tocando caxixi.

O trabalho foi encerrado às 21h, mesmo horário do dia anterior. E mais duas canções foram concluídas: "Serelepe" e "Piuí".

13.10.10

Primeiro dia de gravação

Às 11h30min desta quarta-feira, o Cantus Quatro (com exceção de Rafael, que só deve chegar na sexta) e seu produtor Cláudio Nucci, Bruno Vinci e Matheus Macedo chegaram no Visual Studio, em Pedralva, para começarem as gravações.

Aproveitando que a bateria estava montada, Cleverson gravou uma guia da música "Assombração", composição de Zé Elder, e Diovani já colocou a bateria nesta faixa. Em seguida, fizeram o mesmo com a canção "O Tempo", de Cleverson e João Eugênio, para que a bateria pudesse ser desmontada e o processo de gravação tivesse continuidade.

"Assombração" se tornou o foco das gravações deste dia, considerando todos os seus detalhes; por isso decidiram gravar seus violões (aço, sete cordas e doze cordas). Em seguida, Matheus gravou as percussões, colocando efeitos muito interessantes e pertinentes à faixa.

Como só faltava o baixo para concluir a música, foi sugerido que Diovani gravasse o instrumento e assim "Assombração" foi concluída ainda na quarta-feira.

Animados com o rendimento do dia, os músicos planejaram o próximo dia de gravação, que começaria com os violões de mais algumas faixas.

12.10.10

A chegada do produtor

A tarde deste feriado foi bastante especial para o Cantus Quatro.

O músico Cláudio Nucci, que produzirá o CD do grupo, chegou a Pouso Alegre para acompanhar as gravações.

A tarde foi de ensaio na casa do Cleverson. Matheus, que fará percussão no CD, também estava presente. Todas as canções foram apresentadas para o Cláudio, que já começou seu trabalho de produção. A cada música ele vinha cheio de ideias, propondo a melhor colocação dos violões, a levada da percussão, quando marcar mais o ritmo de determinada forma, quando usar algum efeito... Tudo com olhar técnico, propriedade e cuidado para que haja coerência entre as faixas e a proposta do álbum.

Uma tarde muito proveitosa, que terminou com café e papo bom.

E planos para a viagem porque, amanhã, o Cantus Quatro já estará em estúdio!!!

7.10.10

Dias contados

Na próxima semana terão início as gravações do primeiro CD do Cantus Quatro!

As bases e guias serão gravadas no Visual Studio, em Pedralva – MG, do baterista e amigo do grupo Diovani Bustamante.

Na última semana, o grupo intensificou a jornada de ensaios, principalmente os instrumentistas e arranjadores, que têm trabalhado muito para finalizar as canções. Tal jornada deve continuar até a próxima terça-feira, 12 de outubro, data prevista para a chegada de Cláudio Nucci, produtor do CD, em Pouso Alegre. O músico também fará participações em faixas do álbum.

Na quarta-feira, o Cantus Quatro com seu produtor e músicos-amigos participantes do projeto seguem para Pedralva. E lá acontecerá a primeira etapa deste sonho.



O Cantus Quatro promete registrar aqui neste blog os detalhes da gravação e, assim, manter amigos e leitores informados!

4.10.10

Sobre o Cantus Quatro no CEMPA

Na terça-feira, 21 de setembro de 2010, o Cantus Quatro se apresentou na Terça Maior do Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre.

Foi a primeira apresentação “oficial” da nova formação do grupo. No repertório, canções próprias que estarão no CD e outras já conhecidas, como Desenredo e Por enquanto. Por enquanto marca o início do Cantus Quatro: foi a primeira música apresentada, em um Tributo a Renato Russo, com arranjo de João Eugênio.

A banda foi formada por músicos e amigos que acompanham o trabalho do Cantus Quatro: Márcio Mineiro (flauta transversal), Giuliano Tiburzio (baixo), Bruno Vinci (violão sete cordas), Matheus Macedo (percussão) e Alex (saxofone).

O Auditório estava lotado com a presença de amigos, professores e alunos da escola. Teve a presença de Wolf Borges, que compôs uma das músicas que o grupo irá gravar. A jovem Bia carrozza foi conferir o resultado de sua parceria com João Eugênio, outra canção que estará no CD. Seu pai, Guilherme Carrozza, publicitário e vice-diretor da unidade Fátima da UNIVÁS, foi conhecer mais do trabalho do grupo, já que ele vai desenvolver o projeto gráfico do CD.

Essa apresentação foi muito importante para o grupo poder avaliar com tem sido seu trabalho. Deu pra sentir o gostinho do que vem por aí!
Agora é só esperar o CD ficar pronto!

19.8.10

Últimas notícias!

Depois de alguns dias de férias, o Cantus Quatro retoma seus ensaios.
Foram dias necessários para descanso e finalizações.

Fernanda foi visitar sua família, no Paraná. Rafael foi visitar uns amigos que moram longe e conhecer seu sobrinho recém-nascido. João Eugênio participou do Laboratório Coral de Itajubá e concluiu o arranjo de mais uma das faixas do álbum. Cleverson também cuidou dos arranjos das canções que faltavam.

Agora, voltamos com fôlego novo, com mais energia e entusiasmo para começarmos as gravações! Das onze canções do álbum, nove estão com os arranjos prontinhos, sete delas completamente lidas! As duas restantes estão em processo de criação, mas falta pouco!

Os ensaios são indispensáveis, claro, para o sucesso e a realização de qualquer trabalho. Os nossos têm sido especiais, já que as canções estão “tomando forma”. Ideias de arranjos para os instrumentos, interpretação e dinâmica não param de surgir! As canções tem sido gravadas , conforme a orientação do produtor do disco, Cláudio Nucci. Assim, podemos analisar o que estamos fazendo, a timbragem, as possibilidades de posicionamento dos cantores na hora da gravação e enviar este material para que nosso produtor também acompanhe o que tem sido feito.

Estamos cada vez mais entusiasmados e ansiosos!Um trabalho feito com tanto coração e dedicação só pode dar certo!

23.6.10

Repertório

Postado por Rafael Freitas e Fernanda Brito


O Cantus Quatro conclui mais uma etapa importante para a realização do projeto de gravação do seu primeiro álbum: a definição do repertório.

O álbum contará com onze faixas. As canções possuem uma forte identidade com a música e a cultura mineira, fator que foi relevante na escolha do repertório. São canções para se deixar levar numa brincadeira de criança ou no apito avisando que lá vem o trem. Canções que falam de sonhos, de puros sentimentos e de saudade. Canções para um violeiro, para se ouvir um dedo de prosa.

São composições de Cleverson Natali, João Eugênio, amigos e parceiros do Cantus Quatro: Euler, José Elder, Wolf Borges, Elder Costa e Cláudio Nucci.
Cleverson Natali e João Eugênio também são responsáveis pelos arranjos vocais.

O grupo tem se encontrado regularmente para ensaios e outras decisões do projeto. Ainda há muito o que fazer, mas já se pode ver brotando alguns frutos do esforço e dedicação de todos os integrantes para a realização deste sonho/projeto.

Vale a pena esperar!!

22.5.10

Cantus Quatro em Perdões

Foto: Emílio Victtor, Claudio Nucci, João Eugênio, Cleverson Natali, Rafael Freitas e Fernanda Brito.

Desde que vislumbramos a possibilidade de ter nosso disco produzido por Cláudio Nucci, estávamos inquietos, procurando uma oportunidade para encontrá-lo. O contato com o músico se deu através de João Eugênio, que o conhecia há algum tempo. E para nossa felicidade, Nucci comprou a idéia do nosso trabalho e aceitou o convite para ser nosso produtor.

Logo soubemos que ele estaria em Perdões, uma cidade não muito longe de Pouso Alegre, se apresentando na Casa do Bosque, do também músico Emílio Victtor. Falamos com ele e conseguimos reservar um tempo pra conhecermos e trocarmos idéias sobre nosso trabalho.

Sábado, seis da manhã, começa nossa viagem. A neblina brava na estrada. Chegamos consideravelmente adiantados na cidade e fomos conhecê-la, passando pelas ruas do centro. Chegamos a uma igreja, no alto de um morro, que era o cenário perfeito para algumas fotos. “Uma Aldeia Mineira” – pensamos, considerando o título de um das canções do disco. Ali tiramos fotos, rimos e ensaiamos numa praça. Estávamos quase na hora. Seguimos para a Casa do Bosque.

A Casa do Bosque é um pub localizado há poucas horas da cidade, num casarão histórico e bem preservado do sec XIX, com a natureza criando um belo cenário a sua volta. Não poderia haver lugar melhor para nosso primeiro contato com Cláudio Nucci!

Tão logo nos apresentamos e nos acomodamos em meio ao verde e ao sol, o assunto se fez sério e necessário. Cláudio perguntou como andava o projeto, falou de questões técnicas, dos melhores equipamentos para as gravações, das possibilidades de estúdios. Cantamos algumas canções que já estavam prontas. Ele observou e logo nos orientou quanto às peculiaridades de cada voz, a importância da timbragem, de arranjos que favoreçam a harmonia das quatro vozes. Sugeriu exercícios e maneiras de cantar que poderiam nos ajudar neste aspecto, e que gravássemos as canções durante os ensaios, para percebermos como está o timbre e podermos trabalhar trocando os cantores de lugar, ajeitando as vozes, já pensando no processo da gravação.

E nos apresentou algumas músicas suas, para que pudéssemos gravar uma delas. E todos nos apaixonamos logo pela primeira! Ela estará no disco, e com a participação do nosso querido Cláudio Nucci. Emílio Victtor também veio se sentar com a gente. Pegou o violão e nos mostrou seu trabalho.

Aí teve almoço, conversas, risadas. Até um momento para a tietagem do Rafael!

E voltamos para casa, alegres e inspirados. Mais animados que nunca com o projeto!