Mostrando postagens com marcador Claudio Nucci. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Claudio Nucci. Mostrar todas as postagens

27.2.13

Histórias das Canções: Ponteando o rio, o mar

Postado por Cleverson Natali
Foto: Raul Silveira

Ponteando o rio, o mar tem uma das histórias que eu mais gosto.

Quando jovem, eu estudava piano e teclado cerca de cinco, seis horas por dia. Mesmo com esse tempo de estudo, eram muitas as dificuldades. Sendo assim, me incomodava ouvir alguns pedagogos e estudiosos da música dizer que qualquer um podia tocar. Como assim, qualquer um pode tocar? Eu ralava todos os dias e as dificuldades técnicas eram muitas.

Resolvi dividir essa inquietude com vários amigos e professores, mas ninguém conseguiu dar uma resposta que pudesse resolver isso.

Comecei a fazer faculdade de música no Rio de Janeiro e um dos professores me pareceu a pessoa certa para ser questionada sobre o assunto. Perguntei o que ele achava sobre a questão de qualquer um poder tocar. Ele então me disse:

"_ Tudo está na forma em que se interpreta a palavra tocar. 'Tocar' qualquer um pode. Passar a mão em um instrumento e dedilhar as suas cordas, tocar uma escala, uma melodia, alguns acordes, isso qualquer um pode. Mas 'tocar' a plenitude do ser, a alma de uma pessoa, somente um músico de verdade pode fazer."

Quando surgiu a possibilidade da gravação do disco, achei bem oportuno fazer uma música sobre o assunto.

Quem toca toca o que não dá pra alcançar
Quem toca alcança o que busca encontrar...

Resolvi falar dos sonhos também, afinal, a música sempre mexe com eles. Nessa passagem, cito o livro Os sonhos não envelhecem de Márcio Borges. Essa obra sobre o Clube da Esquina é muito importante para mim.

...Um grande sonho que escondido está
Guardado a sete chaves esperando o seu lugar
Pois sonhos nunca envelhecem,
Já dizia o poeta, só precisa acreditar...

Na terceira estrofe resolvi falar sobre a simplicidade musical. Representei essa simplicidade na figura do violeiro. A beleza muitas vezes está na simplicidade e não na quantidade ou qualidade.

Essa ainda teve a participação de Claudio Nucci na gravação. Ele, o músico que sempre nos "tocou" com seu trabalho, que tanto admiramos.

Espero que as nossas canções possam tocar e ajudar as pessoas.


Ponteando o rio, o mar (Cleverson Natali)

Quem toca toca o que não dá pra alcançar
Quem toca alcança o que busca encontrar
E é tocando que a vida eu levo
Fazendo o coração sempre menino procurar

Um grande sonho que escondido está
Guardado a sete chaves esperando o seu lugar
Pois sonhos nunca envelhecem
Já dizia o poeta: só precisa acreditar

No mais o violeiro é ligeiro passarinho bem faceiro ponteando o rio, o mar
Cantando moda pra sua morena, inspirado na beleza e na doçura do luar


13.10.11

Fotos do Show de lançamento do CD Cantus Quatro

Postado por Cantus Quatro
Acabamos de receber as fotos do show de domingo!

O Teatro Municipal de Pouso Alegre estava cheio de amigos, familiares e admiradores do Cantus Quatro. A presença dos nossos convidados Claudio Nucci, Dri Gonçalves e Emílio Victtor encheu o teatro de graça e tornou o show ainda mais especial.

A banda, formada por músicos de altíssima qualidade e todos amigos do Cantus Quatro, também foi a responsável pelo sucesso do show: Bruno Vinci, Diovani Bustamante, Giuliano Tiburzio, Matheus Macêdo, Claudinho Mendonça, Márcio Mineiro, Nelson Saqueto e Alex. Valeu, amigos!

Confira algumas fotos!




Mais fotos, acesse aqui nosso facebook.

3.10.11

Show de lançamento do CD Cantus Quatro!

Postado por Cantus Quatro

Onde você encontrar este cartaz por aí, já sabe: é o show de lançamento do CD Cantus Quatro!

No próximo domingo, dia 9 de Outubro, às 20h, no Teatro Municipal de Pouso Alegre. Atenção para as participações mais que especiais de Claudio Nucci, Dri Gonçalves e Emílio Victtor.

Queremos agradecer também aos nossos parceiros Colégio Integral e Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre; ao nosso patrocinadores Poliflex Transporte e Comércio de Areia, Brita e Cia e à Showp's Pizzaria e ao apoio cultural de Gerana Orgânicos e Ótica Zero Grau.

Esperamos você!


11.8.11

Cantus Quatro no MySpace

Postado por Cantus Quatro

O MySpace é uma rede social criada em 2003 que utiliza a Internet para comunicação online através de fotos, blogs e perfis de usuário. Chegou a ser considerada a rede social mais popular do mundo, mas perdeu nos últimos anos para outras redes como o Facebook.

Muitos músicos e bandas começaram a utilizar o MySpace para estabelecer uma presença online gratuita com o objetivo de divulgar os seus trabalhos e para comunicarem-se com seus fãs. Em 2004, o MySpace tornou-se o portal da música independente na internet com a criação do MySpace Music, que permite aos usuários criar uma presença online e mostrar seu trabalho através de postagens de suas músicas em formato MP3.

Pelo fato de ser muito popular e pelos serviços que oferece, muitos artistas renomados criaram seus perfis no MySpace para divulgar suas músicas e reunir fãs.

Com seu primeiro CD em fase de finalização, o Cantus Quatro ingressa no MySpace para começar a mostrar sua cara e seu trabalho. Três músicas já foram postadas: Noitear, que já mostramos aqui; O Trem de Minas, que também já apareceu por aqui, e Ponteando o rio, o mar, canção de Cleverson Natali que traz a participação do cantor, e produtor do disco, Cláudio Nucci.

Acessem!

7.3.11

Cantus Quatro em Nova Friburgo

Sábado o Cantus Quatro chegou em Nova Friburgo para a gravação dos vocais do seu primeiro álbum.

As gravações estão sendo realizadas no estúdio no produtor do grupo, Cláudio Nucci, e seu sócio Giovanni Bizzotto.

Notícias e fotos aqui, no Twitter, e aqui, no Facebook do grupo.

14.10.10

Segundo dia de gravação

Como foi programado na quarta à noite, o segundo dia de gravação começou com os violões das músicas “Serelepe”, de Euler Ferreira, “Noitear” e “Aldeia Mineira”, de Cleverson Natali e “Piuí”, de Wolf Borges e Elder Costa.

Giuliano Tiburzio chegou e gravou o baixo para algumas destas canções. Como teve de voltar para Pouso Alegre, Diovani gravou o mesmo instrumento nas outras faixas.

Também foram gravadas as percussões por Matheus e a faixa "Piuí" teve a participação de Claúdio Nucci tocando caxixi.

O trabalho foi encerrado às 21h, mesmo horário do dia anterior. E mais duas canções foram concluídas: "Serelepe" e "Piuí".

13.10.10

Primeiro dia de gravação

Às 11h30min desta quarta-feira, o Cantus Quatro (com exceção de Rafael, que só deve chegar na sexta) e seu produtor Cláudio Nucci, Bruno Vinci e Matheus Macedo chegaram no Visual Studio, em Pedralva, para começarem as gravações.

Aproveitando que a bateria estava montada, Cleverson gravou uma guia da música "Assombração", composição de Zé Elder, e Diovani já colocou a bateria nesta faixa. Em seguida, fizeram o mesmo com a canção "O Tempo", de Cleverson e João Eugênio, para que a bateria pudesse ser desmontada e o processo de gravação tivesse continuidade.

"Assombração" se tornou o foco das gravações deste dia, considerando todos os seus detalhes; por isso decidiram gravar seus violões (aço, sete cordas e doze cordas). Em seguida, Matheus gravou as percussões, colocando efeitos muito interessantes e pertinentes à faixa.

Como só faltava o baixo para concluir a música, foi sugerido que Diovani gravasse o instrumento e assim "Assombração" foi concluída ainda na quarta-feira.

Animados com o rendimento do dia, os músicos planejaram o próximo dia de gravação, que começaria com os violões de mais algumas faixas.

12.10.10

A chegada do produtor

A tarde deste feriado foi bastante especial para o Cantus Quatro.

O músico Cláudio Nucci, que produzirá o CD do grupo, chegou a Pouso Alegre para acompanhar as gravações.

A tarde foi de ensaio na casa do Cleverson. Matheus, que fará percussão no CD, também estava presente. Todas as canções foram apresentadas para o Cláudio, que já começou seu trabalho de produção. A cada música ele vinha cheio de ideias, propondo a melhor colocação dos violões, a levada da percussão, quando marcar mais o ritmo de determinada forma, quando usar algum efeito... Tudo com olhar técnico, propriedade e cuidado para que haja coerência entre as faixas e a proposta do álbum.

Uma tarde muito proveitosa, que terminou com café e papo bom.

E planos para a viagem porque, amanhã, o Cantus Quatro já estará em estúdio!!!

7.10.10

Dias contados

Na próxima semana terão início as gravações do primeiro CD do Cantus Quatro!

As bases e guias serão gravadas no Visual Studio, em Pedralva – MG, do baterista e amigo do grupo Diovani Bustamante.

Na última semana, o grupo intensificou a jornada de ensaios, principalmente os instrumentistas e arranjadores, que têm trabalhado muito para finalizar as canções. Tal jornada deve continuar até a próxima terça-feira, 12 de outubro, data prevista para a chegada de Cláudio Nucci, produtor do CD, em Pouso Alegre. O músico também fará participações em faixas do álbum.

Na quarta-feira, o Cantus Quatro com seu produtor e músicos-amigos participantes do projeto seguem para Pedralva. E lá acontecerá a primeira etapa deste sonho.



O Cantus Quatro promete registrar aqui neste blog os detalhes da gravação e, assim, manter amigos e leitores informados!

19.8.10

Últimas notícias!

Depois de alguns dias de férias, o Cantus Quatro retoma seus ensaios.
Foram dias necessários para descanso e finalizações.

Fernanda foi visitar sua família, no Paraná. Rafael foi visitar uns amigos que moram longe e conhecer seu sobrinho recém-nascido. João Eugênio participou do Laboratório Coral de Itajubá e concluiu o arranjo de mais uma das faixas do álbum. Cleverson também cuidou dos arranjos das canções que faltavam.

Agora, voltamos com fôlego novo, com mais energia e entusiasmo para começarmos as gravações! Das onze canções do álbum, nove estão com os arranjos prontinhos, sete delas completamente lidas! As duas restantes estão em processo de criação, mas falta pouco!

Os ensaios são indispensáveis, claro, para o sucesso e a realização de qualquer trabalho. Os nossos têm sido especiais, já que as canções estão “tomando forma”. Ideias de arranjos para os instrumentos, interpretação e dinâmica não param de surgir! As canções tem sido gravadas , conforme a orientação do produtor do disco, Cláudio Nucci. Assim, podemos analisar o que estamos fazendo, a timbragem, as possibilidades de posicionamento dos cantores na hora da gravação e enviar este material para que nosso produtor também acompanhe o que tem sido feito.

Estamos cada vez mais entusiasmados e ansiosos!Um trabalho feito com tanto coração e dedicação só pode dar certo!

22.5.10

Cantus Quatro em Perdões

Foto: Emílio Victtor, Claudio Nucci, João Eugênio, Cleverson Natali, Rafael Freitas e Fernanda Brito.

Desde que vislumbramos a possibilidade de ter nosso disco produzido por Cláudio Nucci, estávamos inquietos, procurando uma oportunidade para encontrá-lo. O contato com o músico se deu através de João Eugênio, que o conhecia há algum tempo. E para nossa felicidade, Nucci comprou a idéia do nosso trabalho e aceitou o convite para ser nosso produtor.

Logo soubemos que ele estaria em Perdões, uma cidade não muito longe de Pouso Alegre, se apresentando na Casa do Bosque, do também músico Emílio Victtor. Falamos com ele e conseguimos reservar um tempo pra conhecermos e trocarmos idéias sobre nosso trabalho.

Sábado, seis da manhã, começa nossa viagem. A neblina brava na estrada. Chegamos consideravelmente adiantados na cidade e fomos conhecê-la, passando pelas ruas do centro. Chegamos a uma igreja, no alto de um morro, que era o cenário perfeito para algumas fotos. “Uma Aldeia Mineira” – pensamos, considerando o título de um das canções do disco. Ali tiramos fotos, rimos e ensaiamos numa praça. Estávamos quase na hora. Seguimos para a Casa do Bosque.

A Casa do Bosque é um pub localizado há poucas horas da cidade, num casarão histórico e bem preservado do sec XIX, com a natureza criando um belo cenário a sua volta. Não poderia haver lugar melhor para nosso primeiro contato com Cláudio Nucci!

Tão logo nos apresentamos e nos acomodamos em meio ao verde e ao sol, o assunto se fez sério e necessário. Cláudio perguntou como andava o projeto, falou de questões técnicas, dos melhores equipamentos para as gravações, das possibilidades de estúdios. Cantamos algumas canções que já estavam prontas. Ele observou e logo nos orientou quanto às peculiaridades de cada voz, a importância da timbragem, de arranjos que favoreçam a harmonia das quatro vozes. Sugeriu exercícios e maneiras de cantar que poderiam nos ajudar neste aspecto, e que gravássemos as canções durante os ensaios, para percebermos como está o timbre e podermos trabalhar trocando os cantores de lugar, ajeitando as vozes, já pensando no processo da gravação.

E nos apresentou algumas músicas suas, para que pudéssemos gravar uma delas. E todos nos apaixonamos logo pela primeira! Ela estará no disco, e com a participação do nosso querido Cláudio Nucci. Emílio Victtor também veio se sentar com a gente. Pegou o violão e nos mostrou seu trabalho.

Aí teve almoço, conversas, risadas. Até um momento para a tietagem do Rafael!

E voltamos para casa, alegres e inspirados. Mais animados que nunca com o projeto!