Mostrando postagens com marcador Clube da Esquina. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Clube da Esquina. Mostrar todas as postagens

1.9.11

Minas um canto e um conto

Postado por Cantus Quatro

Minas – Um canto e um conto é uma extensão do projeto Bares de Minas, que já existe há quatro anos, realizado por Cantus Quatro e Bruno Vinci. Seu principal objetivo é difundir a importância da cultura mineira no contexto histórico-musical brasileiro, visando o fortalecimento cultural da sociedade e a ampliação da política de valorização artístico-cultural pelas instituições e entidades de forma geral.
O Clube da Esquina é um movimento riquíssimo em influências. Nele encontramos traços da Cultura Negra, da Música Sacra, da Bossa-Nova, do Folclore Mineiro, da Música Latina, do Rock, do Jazz, entre outros. Com tantas influências, o Clube da Esquina se tornou um movimento de fácil aceitação, levando a bandeira da música mineira a todos os cantos do mundo. Além disso, o cenário político e social da época trazem a tona fatos relevantes ao preparo, principalmente no que diz respeito ao âmbito cultural, das novas gerações. Podemos citar a ditadura militar e o fortalecimento da indústria cultural no Brasil, entre outros fatores presentes nesse cenário que marcou a vida e as histórias dos membros do Clube da Esquina.

É embasado nestas questões que o projeto Bares de Minas acontece. Um tributo aos compositores e músicos do Clube da Esquina, trazendo ao público histórias e músicas que marcaram época, dentro de um cenário político-social repleto de fatos marcantes na história do Brasil.


Minas - Um canto e um conto será realizado no Teatro Inatel, dias 10 de setembro às 20h.


13.11.10

As emoções do Bares de Minas 2010

Aconteceu na última quinta-feira, 11 de novembro, o Bares de Minas 2010.

Este foi o quarto ano de realização do projeto que tem produção do Cantus Quatro e do violonista Bruno Vinci.

Como o principal objetivo do projeto é difundir a importância da música mineira e revelar histórias preciosas dos músicos e das canções do Clube da Esquina, nada melhor que ter essas histórias contadas por seus criadores, por quem estava lá quando tudo aconteceu, de forma muito intensa.

Por isso o Bares de Minas 2010 contou com a presença de Lô Borges e Márcio Borges, dois pilares do Clube da Esquina. Dois mineiros que gravaram seus nomes profundamente na história da música popular brasileira.

Durante a tarde, Márcio Borges esteve no auditório do CEMPA, dando uma palestra cheia de emoção e carisma. Contou detalhes da história do Clube da Esquina e falou do trabalho do Museu Clube da Esquina, do qual é diretor junto a Cláudia Brandão. O Museu é um espaço para manter viva a memória deste movimento com fotos, vídeos, depoimentos e áudios. O poeta apresentou um vídeo com trabalhos do Museu e depoimentos de músicos renomados relacionados ao Clube. Depois respondeu às perguntas da plateia.

O show com Lô Borges aconteceu no Salão Nobre da FDSM, uma das realizadoras do projeto. O Cantus Quatro e Bruno Vinci abriram o evento com a Canção Clube da Esquina 2 (Lô Borges/Milton Nascimento/Márcio Borges) e Vento de Maio (Telo Borges/Márcio Borges). O coral Trem de Minas (regente Carol Carvalho) cantou

Paisagem na Janela (Lô Borges/ Fernando Brant).









E revivendo a famosa e tão bonita frase de Márcio Borges “Os sonhos não envelhecem”, os irmãos entram no palco e iniciam o show.

De um jeito muito acolhedor e divertido, os dois irmãos fizeram a plateia se emocionar, e até dar boas risadas, com as canções e suas histórias.

O repertório:

_ Quem sabe isso quer dizer amor (Lô Borges/Márcio Borges);

_ Clube da Esquina (Lô Borges/Milton Nascimento/Márcio Borges);

_ A força do vento (Rogério Freitas);

_ Dois Rios (Samuel Rosa/ Lô Borges/ Nando Reis);

_ Um girassol da cor do seu cabelo (Lô Borges/Márcio Borges);

_ O trem azul (Lô Borges/ Ronaldo Bastos);

_ Benke (Márcio Borges/Milton Nascimento), cantada num arranjo muito bonito pelo coral Trem de Minas e pelo coro infanto-juvenil Gente Arteira (regência de Lucéia Cândido e Janete Junqueira). Esta canção foi um momento muito emocionante do show, especialmente para o Márcio e sua esposa Cláudia.

O "bis" foi Para Lennon e McCartney, com a plateia anim

ada cantando junto e até dançando. Após o show, Lô Borges e Márcio receberam os fãs para fotos, autógrafos e abraços. De uma noite como essa, todo mundo quer guardar uma lembrança.

Para o Cantus Quatro e Bruno Vinci, foi a realização de um sonho. Um sonho em que acreditaram e lutaram muito para que acontecesse. O tempo não colaborava; os dias pareciam mais corridos com tantas coisas e detalhes para resolver. Mas dividir o palco com esses dois ícones da música que o grupo tanto aprecia, na presença de tantos amigos e pessoas com o mesmo carinho e admiração, numa celebração da nossa música mineira, foi mais que um bálsamo.

Com certeza, quem esteve ali não só concordou como também "engrossou" o coro da galera de Pedralva.

Foi ES-PE-TA-CU-LAR!!!

5.11.10

Bares de Minas no blog da Faculdade de Direito do Sul de Minas

A FDSM - Faculdade de direito do Sul de Minas - publicou no seu blog informações sobre o Bares de Minas 2010:

FDSM traz Lô Borges para marcar início da campanha de Vestibular 2011

O músico Lô Borges, que se apresentará na FDSM no próximo dia 11 de novembro.

A FDSM, o Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitscheck de Oliveira e o Colégio Integral realizarão em conjunto, no dia 11 de novembro, o espetáculo Bares de Minas. O musical contará com as presenças de Márcio e Lô Borges, e terá como tema o famoso “Clube da Esquina”, movimento da música mineira conhecido mundialmente. Também participarão o grupo vocal Cantus Quatro, o violonista Bruno Vinci, os corais Trem de Minas e Gente Arteira, além de diversos atores e músicos de Pouso Alegre.

“A FDSM busca sempre prestigiar os eventos promovidos pelo Conservatório, que é um celeiro de grandes talentos. Nosso objetivo é proporcionar um evento cultural de alto nível à comunidade de Pouso Alegre”, destacou o diretor da Faculdade, Professor Rafael Tadeu Simões.

De acordo com um dos organizadores, o músico Cleverson Natali, o Bares de Minas será realizado em dois momentos. “No período da tarde realizaremos uma palestra com o músico Márcio Borges, no Auditório do Conservatório. E à noite, a partir das 20h30, haverá o espetáculo Bares de Minas, com as presenças de Márcio Borges e Lô Borges, na FDSM. O espetáculo será montado a partir das obras dos músicos e também terá textos de Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade”, explicou. Além de Cleverson, estão na organização do evento os músicos João Eugênio, Rafael Freitas, Fernanda Brito e Bruno Vinci.

O “Bares de Minas 2011” conta ainda com o patrocínio das seguintes empresas: Kaza Houseware, Tadeu Imóveis, Churrascaria Beverly, Poliflex, Unissul, Água de Cheiro, FL Financiamentos, Poly Vídeo, Séculu’s Sonorização, Showp’s, Luzes de Minas e Magsul. Mais informações pelo telefone 3425-2800.

1.7.10

Bares de Minas 2010

Parafraseando Milton Nascimento, “há canções e há momentos”. Cada canção tem sua história, seu contexto. E estas são a matéria-prima para o projeto Bares de Minas. A equipe do projeto se empenha na busca por essas histórias e pela forma de levá-las ao público.

É essa preocupação, esse cuidado, que não só mantém o projeto como o impulsiona, o alimenta. Queremos cada vez mais a música mineira e toda a sua história. Queremos espalhar a alegria e a busca por um mundo melhor escondidas em cada verso, mas também partilhar da dor e da indignação que, muitas vezes, são fonte de inspiração. Queremos a casa cheia, o bar de portas escancaradas para receber quem quiser cantar e se emocionar conosco!

Em 2010, o Bares de Minas dará um passo muito importante que evidencia e celebra seu crescimento: a presença de dois dos grandes nomes do Clube da Esquina: os irmãos Lô Borges e Márcio Borges. As histórias contadas por seus próprios personagens; as canções cantadas por seus próprios criadores.


O encontro será no dia 11 de novembro. Ainda confirmaremos o “bar” escolhido.

Será mais que uma noite de canções e histórias. Será uma noite de sonhos. Dos sonhos que não envelhecem.

7.5.10

Bares de Minas

Bares de Minas: um evento que mostra a força do som das Minas Gerais.



Assista aqui.

O “Bares de Minas” é um evento desenvolvido pelo Cantus Quatro e Bruno Vinci que acontece há três anos na cidade de Pouso Alegre – MG - e que já rendeu muitos frutos. Nesses três anos, o evento trouxe à comunidade informação e conhecimento sobre o Clube da Esquina e a cultura mineira.

O cenário do espetáculo é um bar (principal ponto de encontro dos membros do Clube da Esquina) onde alguns amigos se encontram para cantar e falar sobre música. Entre uma prosa e outra (prosa essa que traz histórias e fatos sobre as músicas) é cantado um tema (música) do Clube da Esquina.
O evento faz parte das atividades do Conservatório Estadual de Música e não tem fins lucrativos. Várias atividades realizadas hoje, principalmente por alunos do Conservatório, trazem no repertório músicas dos compositores deste movimento. Também são realizadas pesquisas referentes a histórias do Clube da Esquina, a estrutura de composição e a influência causada em músicos e compositores de todo o mundo.

Em seu quarto ano de existência, o Bares de Minas vem conquistando um público cada vez mais caloroso e jovem, focado nos seus objetivos:
Objetivo Geral

Difundir a importância da cultura mineira no contexto histórico-musical brasileiro, visando o fortalecimento cultural da sociedade e a ampliação da política de valorização artístico-cultural pelas instituições, entidades e empresas locais e regionais.

Objetivos Específicos
  • Contribuir com a difusão cultural de um dos mais importantes movimentos musicais do Brasil, o Clube da Esquina;
  • Desenvolver a consciência e o respeito dos jovens estudantes da região sul mineira aos valores culturais de Minas Gerais;
  • Realizar um evento de natureza artístico-educacional, apresentando produtos da cultura mineira.
    Público Alvo
  • Alunos do Conservatório Estadual de Música;
  • Alunos da rede pública e privada de Pouso Alegre e região;
  • Estudantes universitários da região;
  • Apreciadores dos diferentes segmentos da cultura mineira;
  • População jovem ligada à música e/ou ao aprendizado de instrumentos musicais.