23.6.10

Repertório

Postado por Rafael Freitas e Fernanda Brito


O Cantus Quatro conclui mais uma etapa importante para a realização do projeto de gravação do seu primeiro álbum: a definição do repertório.

O álbum contará com onze faixas. As canções possuem uma forte identidade com a música e a cultura mineira, fator que foi relevante na escolha do repertório. São canções para se deixar levar numa brincadeira de criança ou no apito avisando que lá vem o trem. Canções que falam de sonhos, de puros sentimentos e de saudade. Canções para um violeiro, para se ouvir um dedo de prosa.

São composições de Cleverson Natali, João Eugênio, amigos e parceiros do Cantus Quatro: Euler, José Elder, Wolf Borges, Elder Costa e Cláudio Nucci.
Cleverson Natali e João Eugênio também são responsáveis pelos arranjos vocais.

O grupo tem se encontrado regularmente para ensaios e outras decisões do projeto. Ainda há muito o que fazer, mas já se pode ver brotando alguns frutos do esforço e dedicação de todos os integrantes para a realização deste sonho/projeto.

Vale a pena esperar!!

22.5.10

Cantus Quatro em Perdões

Foto: Emílio Victtor, Claudio Nucci, João Eugênio, Cleverson Natali, Rafael Freitas e Fernanda Brito.

Desde que vislumbramos a possibilidade de ter nosso disco produzido por Cláudio Nucci, estávamos inquietos, procurando uma oportunidade para encontrá-lo. O contato com o músico se deu através de João Eugênio, que o conhecia há algum tempo. E para nossa felicidade, Nucci comprou a idéia do nosso trabalho e aceitou o convite para ser nosso produtor.

Logo soubemos que ele estaria em Perdões, uma cidade não muito longe de Pouso Alegre, se apresentando na Casa do Bosque, do também músico Emílio Victtor. Falamos com ele e conseguimos reservar um tempo pra conhecermos e trocarmos idéias sobre nosso trabalho.

Sábado, seis da manhã, começa nossa viagem. A neblina brava na estrada. Chegamos consideravelmente adiantados na cidade e fomos conhecê-la, passando pelas ruas do centro. Chegamos a uma igreja, no alto de um morro, que era o cenário perfeito para algumas fotos. “Uma Aldeia Mineira” – pensamos, considerando o título de um das canções do disco. Ali tiramos fotos, rimos e ensaiamos numa praça. Estávamos quase na hora. Seguimos para a Casa do Bosque.

A Casa do Bosque é um pub localizado há poucas horas da cidade, num casarão histórico e bem preservado do sec XIX, com a natureza criando um belo cenário a sua volta. Não poderia haver lugar melhor para nosso primeiro contato com Cláudio Nucci!

Tão logo nos apresentamos e nos acomodamos em meio ao verde e ao sol, o assunto se fez sério e necessário. Cláudio perguntou como andava o projeto, falou de questões técnicas, dos melhores equipamentos para as gravações, das possibilidades de estúdios. Cantamos algumas canções que já estavam prontas. Ele observou e logo nos orientou quanto às peculiaridades de cada voz, a importância da timbragem, de arranjos que favoreçam a harmonia das quatro vozes. Sugeriu exercícios e maneiras de cantar que poderiam nos ajudar neste aspecto, e que gravássemos as canções durante os ensaios, para percebermos como está o timbre e podermos trabalhar trocando os cantores de lugar, ajeitando as vozes, já pensando no processo da gravação.

E nos apresentou algumas músicas suas, para que pudéssemos gravar uma delas. E todos nos apaixonamos logo pela primeira! Ela estará no disco, e com a participação do nosso querido Cláudio Nucci. Emílio Victtor também veio se sentar com a gente. Pegou o violão e nos mostrou seu trabalho.

Aí teve almoço, conversas, risadas. Até um momento para a tietagem do Rafael!

E voltamos para casa, alegres e inspirados. Mais animados que nunca com o projeto!

7.5.10

Bares de Minas

Bares de Minas: um evento que mostra a força do som das Minas Gerais.



Assista aqui.

O “Bares de Minas” é um evento desenvolvido pelo Cantus Quatro e Bruno Vinci que acontece há três anos na cidade de Pouso Alegre – MG - e que já rendeu muitos frutos. Nesses três anos, o evento trouxe à comunidade informação e conhecimento sobre o Clube da Esquina e a cultura mineira.

O cenário do espetáculo é um bar (principal ponto de encontro dos membros do Clube da Esquina) onde alguns amigos se encontram para cantar e falar sobre música. Entre uma prosa e outra (prosa essa que traz histórias e fatos sobre as músicas) é cantado um tema (música) do Clube da Esquina.
O evento faz parte das atividades do Conservatório Estadual de Música e não tem fins lucrativos. Várias atividades realizadas hoje, principalmente por alunos do Conservatório, trazem no repertório músicas dos compositores deste movimento. Também são realizadas pesquisas referentes a histórias do Clube da Esquina, a estrutura de composição e a influência causada em músicos e compositores de todo o mundo.

Em seu quarto ano de existência, o Bares de Minas vem conquistando um público cada vez mais caloroso e jovem, focado nos seus objetivos:
Objetivo Geral

Difundir a importância da cultura mineira no contexto histórico-musical brasileiro, visando o fortalecimento cultural da sociedade e a ampliação da política de valorização artístico-cultural pelas instituições, entidades e empresas locais e regionais.

Objetivos Específicos
  • Contribuir com a difusão cultural de um dos mais importantes movimentos musicais do Brasil, o Clube da Esquina;
  • Desenvolver a consciência e o respeito dos jovens estudantes da região sul mineira aos valores culturais de Minas Gerais;
  • Realizar um evento de natureza artístico-educacional, apresentando produtos da cultura mineira.
    Público Alvo
  • Alunos do Conservatório Estadual de Música;
  • Alunos da rede pública e privada de Pouso Alegre e região;
  • Estudantes universitários da região;
  • Apreciadores dos diferentes segmentos da cultura mineira;
  • População jovem ligada à música e/ou ao aprendizado de instrumentos musicais.

22.4.10

Rafael Freitas


Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS) participou na infância e adolescência de corais e cursos amadores de teatro. Em 2007 iniciou seus estudos no Curso Livre de Teatro (CEMPA), já concluído, e Curso Técnico de Canto Individual. Fez parte do elenco da peça “A Partilha”, projeto desenvolvido no CEMPA com direção de Walter Bueno, tendo se apresentado em várias cidades da região. Com João Eugênio, faz parte do Grupo Le Bizarre como cantor e ator. Foi vocalista da banda Me Gusta, projeto realizado nas aulas de Prática de Conjunto do CEMPA que resgatava músicas antigas de diversos gêneros musicais. Em agosto de 2009 passou a fazer parte da equipe do Show Brega e do Grupo de Teatro Experimental de Pouso Alegre, sob direção de Lúcio Marques, e participou da gravação do CD do projeto Bregas in Concert. Também integra a equipe do projeto Bares de Minas.

Fernanda Brito



Cantora paranaense, reside em Pouso Alegre há quatro anos. Sua vida musical teve inicio aos nove anos na escola Spaço, Arte e Música em Santo Antônio da Platina/PR e desde então nunca mais parou. Atualmente faz o curso de canto e é professora no CEMPA. Também faz Faculdade de Música com habilitação em canto pela Universidade do Vale do Rio Verde. Faz parte dos projetos Bares de Minas, Grupo de samba Feitiço da Vila e voz e violão com Bruno Vinci. Influenciada pela Bossa Nova, MPB, Samba e Clube da Esquina, criou sua identidade musical.

João Eugênio


Licenciado em Música com habilitação em Violão Popular pela Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) e formado em Violão Erudito pelo CEMPA. Participou por sete anos do Laboratório Coral de Itajubá e fez cursos de Regência Coral com o Maestro Amaury Vieira e o Dr. Lincoln Andrade. É integrante do Grupo Le Bizarre (música medieval, barroca, renascentista, étnica e contemporânea) desde 1999, tendo participado das gravações do CD Música do Mundo, do CD Conexão Telemig Celular (faixa com participação de Toninho Horta) e do DVD Celebrando Le Bizarre. Faz parte do coral Trem de Minas – onde atua como acompanhante, arranjador e cantor, além de regente auxiliar. É professor de violão do CEMPA. Trabalhou por dois anos no projeto música na escola (estadual e municipal), desenvolvendo um trabalho com corais infantis. Faz parte do projeto Bares de Minas e participa de projetos culturais tendo como foco o movimento Clube da Esquina.

Cleverson Natali



Licenciado em Música pelo Centro Universitário Conservatório Brasileiro de Música (CBM). Formado em teclado pelo Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre (CEMPA). Desenvolveu diversos trabalhos com bandas de baile da região Sul Mineira. Participou das gravações do DVD: O Arauto dos Sonhos - Didjiridoo Jam Session, de Cezar Cayom. É professor do CEMPA da disciplina Oficina Multi-Meios, e também pianista acompanhante das classes de Canto Coral e Canto Individual. Faz parte do projeto Bares de Minas e trabalha em projetos culturais tendo como foco o movimento Clube da Esquina.